segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Livro, Isto: Cartuns, uma obra de Chico França



Uma obra reunindo minha paixão por livros e cartuns, é isto que representa a coletânea Livro, Isto: Cartuns, de Chico França. São mais de oitenta páginas apenas com trabalhos voltados ao mundo da leitura: o livro em si, enquanto objeto tátil; as letras do alfabeto que o compõem e sua simbiótica relação com o gênero humano; os apetrechos utilizados na leitura, como óculos, mesas e abajures etc.. E isso tudo à maneira clássica de ilustrar: papel, punho, tinta e talento, sem recorrer a ferramentas digitais. Aliás, no prefácio à obra, o artista gráfico Guto Lacaz ressalta tal aspecto da produção de Chico França: “Amizade moderna, me enviou um link pelo face, abri e.... Abracadabra! - cruzes! Era um cartunista, e dos bons! Difícil de se ver nesse mundo de photoshops, efeitos e layers. Era preto no branco – o jeito clássico.”. Admiro, sobretudo, a capacidade monstruosa desse cara em produzir uma série monotemática tão boa de desenhos de humor. Fazer bons cartuns já é para poucos; produzir dezenas deles, então, com um mesmo tema... Ufa!

Livro, isto: cartuns. Chico França. Editora Terceiro Nome. Brochura sem orelhas com 88 páginas em papel pólen, com tamanho de 21cm². Extremamente recomendado para quem gosta de desenhos de humor de elevada qualidade estética e, sobretudo, perspicácia. Enfim, um livro para quase ninguém (!).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário aqui é anônimo e não moderado. Contudo, pense bem se vale a pena perder seu tempo postando alguma ofensa gratuita.